[Fechar]

Os Baobas


Os Baobás foi um dos grupos mais importantes da cena garageira paulistana nos anos sessenta, permanecendo até hoje na obscuridade, apesar de uma razoável discografia. O grupo é lembrado por ter contado com a participação de Liminha (depois Mutantes e produtor) e ter tocado com Caetano Veloso, em substituição ao Beat Boys. Mas, o tesouro mais valioso da banda são os compactos que gravaram, entre 1966 e 1968.

Ainda com o nome de The Rubbers Souls, eles entraram no estúdio em 66, para gravar o primeiro compacto, lançado no mesmo ano. O disquinho, com duas músicas, trazia de um lado 'Bye Bye My Darling´, e de outro ´Pintada de Preto´, ou seja, 'Painted It Black', original dos Rolling Stones. Ironicamente, a gravação em inglês é de autoria de Ricardo Contins, guitarrista da banda, e a música de Jagger & Richard, ganhou versão em português.

Na seqüência, acabaram as músicas em português, e vieram mais quatro compactos, lançados a partir de 1967. Um deles, tornou-se mais famoso por trazer o cover de ´Light My Fire´, do grupo The Doors, e ter sido lançado antes da versão original, sendo responsável por apressar a chegada no Brasil do disco de estréia da banda de Jim Morrison. Outro, incluiu o cover para 'Don´t Bring Me Down', clássica canção do grupo Eric Burdos & The Animals, em sua segunda fase.

Mas, o melhor dos compactos lançados pelo grupo é o que contém a dobradinha 'Happy Together´(dos Turtles) e 'Down Down', original do grupo, também de autoria do guitarrista Ricardo Contins. Na gravação, a formação da banda conta com a participação de Rafael Vilardi, ex-guitarrista do grupo O´Seis, que depois também tocou com Os Tremendões, banda de apoio de Erasmo Carlos. A música 'Down Down', com agressivas guitarras, é uma espécie de proto-punk brazuca, com a mesma qualidade das obras resgatadas por coletânea estrangeiras, como 'Nuggets' ou 'Pebbles´.

Gravados pelo selo Mocambo/Rozemblit, os compactos permanecem inéditos, aguardando que uma versão digital faça justiça à qualidade da obra. Um cd com os cinco compactos e o lp (e mais um compacto, em que acompanham Ronnie Von) resgataria da obscuridade a discografia completa de um dos mais importantes grupos da garagem sessentista. Atualmente, além dos democráticos cdrs que circulam de mão em mão, a música 'Down Down' pode ser ouvida no programa de estréia de Senhor F, na Usina do Som.

1966 - Segundo Compacto


Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1967 - Compacto Simples


Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1968 - Os Baobas - LP


Senha: www.rockcasa.blogspot.com

Gostou ? Então Compartilha !

Deixa de ser egoísta, é só clicar em um dos botões abaixo e ajudar a fazer uma Web Melhor, clika ai !


2 comentários:

Carlos Eduardo disse...

Cara, esquece Liminha. Esse papo de "a banda é lembrada por causa de bla bla bla" já encheu o saco. Liminha é que é lembrado por causa da banda

Anonymous disse...

Super bacana a banda, a voz, o som tudoo

Postar um comentário

Gostou ? Então comenta aê !

Quem Segue Esta Casa Roqueira

Feeds RSSRSS