[Fechar]

André Christovam



André Christovam ser considerado o principal artista de blues do Brasil é uma possibilidade a ser discutida, mas ele foi sem dúvida o primeiro. É acima de tudo um músico exemplar que traz na bagagem mais de 29 anos de estrada. Um estudioso da história e um profundo conhecedor dessa linguagem musical. Uma vida de muita dedicação à guitarra e a experiência de ter divido o palco com algumas das maiores lendas da música popular no século vinte.

André descobre o músico dentro dele quando ouve no Natal de 1972 a canção Sunshine of Your Love do grupo inglês Cream e inicia um romance com a guitarra através do violão erudito poucos dias depois essa experiência. Seu momento de definição ocorre em 1974, quando ganha uma aposta que fez com o fotógrafo Sérgio Amaral em uma partida de futebol de botões. O pagamento foi o disco "The London Howlin' Wolf Session", que tinha a participação dos guitarristas Eric Clapton e Hubert Sumlin. Um disco tão especial que acabaria sendo a maior influência em sua decisão de seguir o caminho do blues.
No início do ano de 1976 inicia com Nelson Brito e Paulo Zinner o Fickle Pickle, um trio com um som pesado, mas com um interessante tempero bluseiro.

GIT

Percorre com esse time todas as agruras que os músicos noviços precisam percorrer: centenas de horas de ensaio e depois noites e mais noites tocando em todos os espaços imagináveis da cidade de São Paulo muitas vezes a troco de nada!

Com doze anos de carreira musical e uma longa temporada de estudos no Guitar Institute of Technology na Califórnia seguida de uma outra mais curta com o Fickle Pickle pela Europa, além de uma bem sucedida

Paris - 1984
carreira como “sideman” após ter gravado e excursionado com Kid Vinil e Os Heróis do Brasil, Rita Lee & Roberto de Carvalho, Raul Seixas e Marcelo Nova, André começa a gravar no final de 1988 o álbum "Mandinga", seu primeiro disco pelo selo Eldorado. Um trabalho que pelo ineditismo de ter todas as suas letras em português, torna-se um marco da discografia do blues nacional.

O lançamento e o início da tour brasileira foram em maio do ano seguinte. O palco de estréia foi o do Festival Internacional de Blues de Ribeirão Preto,

Com Junior Wells em Ribeirão Preto - 1989

um evento inesquecível que pela primeira vez trazia ao país a nata do Blues mundial, entre eles Albert Collins, guitarrista Texano que foi uma de suas maiores influências principalmente após a experiência de ter sido seu roadie, durante sua estada nos Estados Unidos. Sucesso instantâneo? Sabemos que essas coisas nem sempre acontecem... Mas as portas começariam a se abrir... E como de costume a primeira oportunidade apareceu por meio de um convite do mesmo Albert Collins para que André seguisse com ele rumo ao Texas para tocar no "Benson & Hedges Blues Festival", em Dallas, sendo assistido por mais de 12 mil pessoas. Esse evento foi uma autêntica congregação de estrelas que trouxe ao mesmo palco numa única noite além de Albert Collins, John Lee Hooker, Etta James, The Fabulous Thunderbirds e B.B. King. E a boa repercussão de sua passagem pelo Texas lhe proporcionou a participação na quarta edição do Free Jazz Festival, ao lado de John Lee Hooker e John Mayall no Rio de Janeiro.

A estrada continuava chamando e os shows sucedendo-se. Em pouco mais de um ano surgiu a necessidade de uma breve pausa para trabalhar no seu segundo disco: "A Touch of Glass".
A Touch of Glass foi co-produzido pelo seu parceiro de estrada o guitarrista Alexandre Fontanetti. Nesse novo trabalho André apresentou composições em inglês, mostrando uma impressionante destreza ao dominar a técnica de “slide guitar”. Com o bottleneck no dedo e muita garra, realizou 70 shows pelo país em apenas seis meses. Finalizou esse trabalho com uma mini tour pelos Estados Unidos.

Marcio, Matt Murphy,
André, Alex e Paulo no Tobacco Road

Foram duas apresentações no Tobbaco Road, em Miami, com a casa totalmente lotada, e uma apresentação em Chicago, a Meca do blues. Esta última foi realizada no Legend´s, atendendo ao convite pessoal de seu proprietário Buddy Guy. Foi o lançamento do disco “Family Style”, dos irmãos Jimmy & Stevie Ray Vaughn, e Buddy queria que seus convidados vissem com seus próprios olhos seu pupilo brasileiro. Na platéia estava a maioria de seus ídolos da adolescência: Buddy Guy, Junior Wells, Dr John, Dave Mason do Traffic e B.B. Odon. Uma noite de pura magia que teve seu ponto culminante com a entrada de B. B. Odon ao palco. A química criada por sua voz e a guitarra de André acabou unindo a alma dos dois. Batismo em Chicago e um gosto imenso de quero mais...

Marcio, Paulo, Alex e André - Chicago 1990

Eles continuaram a conversar por telefone e a idéia de registrarem esse encontro começou a tomar forma. A ajuda de Marty Saltzman – manager de B.B Odon e Junior Wells - foi fundamental. E no verão de 1991 este sonho tornou-se realidade. No estúdio original da lendária Chess Records localizado no endereço 2120 South Michigan Avenue em Chicago, começaram as gravações de um álbum que foi um verdadeiro divisor de águas na história do blues no Brasil. André Christovam, B.B. Odon e a cozinha rítmica de Buddy Guy, composta por Jerry Porter (bateria) e J. W. Williams (baixo e vocal), registraram em 80 horas de gravação o seu terceiro disco: "The 2120 Sessions".

Chicago 1991 - Jerry, André, JW e BB Odon

Em dezembro de 1991, com o disco lançado, a dupla B.B. Odon & André Christovam já está com o pé na estrada mais uma vez, a seqüência de shows no Brasil seria a primeira “perna” de uma tour que em fevereiro de 92 alcançaria a América do Norte antes de um novo disco específico para o mercado internacional. Esses planos foram interrompidos pela morte de B.B. Odon, vinte dias após sua última apresentação no Jazzmania do Rio de Janeiro.

DISCOS DISPONÍVEIS

1989 - Mandinga



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1990 - A Touch of Glass



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1991 - The 2120 Sessions



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1996 - Mississippi Saxophone



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

1997 - Catharsis



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

Gostou ? Então Compartilha !

Deixa de ser egoísta, é só clicar em um dos botões abaixo e ajudar a fazer uma Web Melhor, clika ai !


1 comentários:

Gustavo disse...

Muito bom o post. fico agradecido pois sou fã do AC e tinha acesso a poucas músicas dele. estão de parabéns. obrigado!

Postar um comentário

Gostou ? Então comenta aê !

Quem Segue Esta Casa Roqueira

Feeds RSSRSS