[Fechar]

Bidê ou Balde




Um som do rock nacional faz minha cabeça, neste momento, sempre aberta para todo tipo de incursão e experimentos musicais, BIDÊ OU BALDE. Um grupo gaúcho com uma música cínica, beirando o melodrama, misturando tendências dos anos 80 e que tem a essência de grupos como o B-52´s e outros da fase pré e pós-psicodélica, com uma pitada de punk-rock e brega. Tem como líder, o gordinho Carlinhos, que com sua voz inconfundivelmente rouca, cheia de nuances do pop negro americano é um elemento fundamental na banda, além da outra cantora do grupo, Vivi, que é tratada pelos fãs mais afoitos, como a mais gostosa de todas as bandas do Brasil. O grupo é quase underground, teve como seu grande momento o show na MTV, Bandas Gaúchas, que foi transformado em DVD e CD. Mesmo assim é fácil ouví-los, em qualquer ladrão de MP3 e até no site do grupo vocês terão oportunidade de ver e ouvir o Bidê ou Balde. Melissa, Bromélias, Microondas e Por que não? São os principais hits do grupo. Vale a pena ouvi-los. *****

Leiam mais sobre o grupo e sua história:

Criada em Porto Alegre, no final de 1998, a Bidê ou Balde lançou em novembro de 2000 o seu disco de estréia, "Se sexo é o que importa, só o rock é sobre amor!", pelo selo gaúcho Antídoto, com distribuição nacional pela gravadora Abril Music. Desde o lançamento, o grupo acumulou elogios da imprensa e shows memoráveis (o disco foi considerado o terceiro melhor do ano 2000 pela revista de rock Bizz, e outros tantos meios o incluíram nas suas listas de melhores daquele ano também), culminando a sua trajetória na premiação do vídeoclipe do hit single "Melissa" no Video Music Brasil (VMB) da MTV de 2001, na categoria Melhor Grupo/Artista Revelação. Na mesma premiação, a Bidê também concorreu pela categoria de Melhor Website (www.bideoubalde.com.br).
Além de "Melissa", que apareceu em rádios por todo o Brasil, o primeiro disco veio com sucessos como "E Por Que Não?", uma das músicas mais executadas nas rádios jovens do Rio Grande do Sul em 2001, que também ganhou um vídeoclipe, e "Buddy Holly", versão para o sucesso homônimo da banda americana Weezer.

Para divulgar o primeiro álbum, o grupo participou dos mais importantes festivais de rock do Brasil - Upload (SP), Goiânia Noise e Bananada (GO), Recbeat (PE), Planeta Atlântida Preview (RS), Porão do Rock (DF) - apareceu em programas de TV em cadeia nacional (incluindo um bate-papo com Jô Soares), e ainda atuou como banda de apoio do ídolo Marcelo Nova em shows pelo RS.

Em 2002 o segundo disco da banda, "Outubro ou Nada!", veio ao mundo, lançado pela Antídoto, acrescentando ainda mais musicalidade ao trabalho da banda, através de arranjos que se utilizaram, além dos instrumentos regularmente usados pelos integrantes (guitarras, baixo, bateria, teclados e vozes), de quartetos de cordas e sopros que deram ao disco uma bela textura.

"Outubro ou Nada!", causou excelente repercussão - além de elogios na Folha de São Paulo, na Revista Zero e em vários meios de respeito, o álbum lucrou o patamar de segundo melhor disco do ano de 2002, no Correio Brasiliense.

No início de 2003 a banda gravou o primeiro vídeoclipe do novo álbum, da canção "Bromélias", que figurou entre os clipes mais assistidos da MTV Brasil e foi convidado à participar na Itália do Corto Circuito 2003, importante festival europeu de curta-metragens que acontece em Nápoles.

Em Maio participaram do Curitiba Pop Festival (PR), dividindo o palco com os americanos do The Breeders e depois seguiram em uma extensa turnê que passou por várias cidades do país como São Paulo e Campinas (SP), Belo Horizonte e Uberlândia (MG), Florianópolis (SC), Brasília (DF), Goiânia (GO), e ainda lançaram na internet o single da música "Hoje", do lendário grupo baiano de rock Camisa de Vênus, apresentando um show especial com Marcelo Nova na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Durante essa turnê, a Bidê ou Balde voltou a São Paulo para concorrer novamente na categoria Melhor Website do VMB 2003 e aproveitou o momento para lançar mais um vídeoclipe, desta vez o da música "Cores Bonitas" que repetiu a performance do clipe anterior, sendo convidado para participar do RESFEST 2003 - mostra de Animação Gráfica e Linguagem de Mídia mais importante do mundo que circula por várias capitais do globo inteiro. De volta ao Rio Grande do Sul, a banda foi convidada para ser âncora de uma Campanha de Trânsito do Detran/RS, que foi veiculada pela MTV-RS com enorme sucesso.

A BoB entrou em 2004 preparando o material para seu terceiro disco. Em Maio, durante as gravações, fez uma pausa exclusiva para tocar em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS) junto com a banda americana Lemonheads, em quatro apresentações importantes do grupo de Evan Dando no Brasil.

Em outubro a Bidê concorreu com o vídeoclipe da música "Cores Bonitas" na categoria Melhor Direção de Arte no VMB 2004, ao lado de Skank com "Vou Deixar", Pitty com "Equalize", Marcelo D2 com "Vai Vendo" e Elza Soares com "Rio de Janeiro".

No mesmo período foi lançado o terceiro disco da banda, "É Preciso Dar Vazão Aos Sentimentos!", já precedido pelo clipe da faixa título, com sua câmera vertiginosa e inquieta que mostra a Bidê semelhante às suas apresentações ao vivo, pulsante. Em seguida veio a turnê de verão, realizada para divulgar o álbum e apresentar aos fãs as novas canções da banda. "Mesmo Que Mude", "Mais Um Dia Sem Ninguém" e "O Que Acontece No Escuro" logo caíram nas graças dos mais determinados seguidores da BoB, mas foi a versão para a música "Hoje", com a participação de Marcelo Nova, que entrou às pressas no setlist do disco (graças ao recorde de downloads que batia internet a fora e à ótima aceitação nas rádios gaúchas, onde começou a aparecer entre as mais pedidas), que ganhou o posto de ser o segundo vídeo clipe do disco. Baseado no curta metragem em animação "Haeresis", de um jovem prodígio, o diretor Vinícius Azevedo, em linguagem anime (daquelas animações japonesas tipo "Akira") e citando de Blade Runner a Minority Report, o clipe de "Hoje" mostra um futuro onde as religiões foram banidas e os religiosos são como vilões perseguidos pela lei. Uma ficção científica bela que acabou servindo também como uma espécie de trailer para o filme que o deu origem.

Em seguida, ainda no rastro da divulgação de "É Preciso Dar Vazão Aos Sentimentos!", a relação da Bidê com o Detran/RS e a preocupação com o tema "conscientização no trânsito" se estreitaram e reforçaram com o desenvolvimento da campanha "Exijo Respeito! Quero Viver!". Foram distribuídos milhares de folders, adesivos, camisetas e CD’s promocionais, ilustrados com a identidade visual do novo álbum (e com uma "versão" de "Exijo Respeito!", uma das músicas do "É Preciso Dar Vazão...", voltada para o tema da campanha). Além de passar um dia inteiro, na véspera de um movimentado feriado, no pedágio da Freeway, que leva os motoristas gaúchos à praia, distribuindo material e conversando com os motoristas e seus familiares, a Bidê e o Detran foram às principais praias do Rio Grande do Sul, com um show que era um verdadeiro evento de conscientização, em todos os fins de semana do verão de 2005.

Discografia:

2000 - Se sexo é o que importa, só o rock é sobre amor!



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

2001 - Pra Onde Voam os Ventiladores de Teto no Inverno




DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

2002 - Exijo Respeito! Quero Viver!



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

2002 - Outubro ou Nada



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com

2004 - É Preciso dar Vazão aos Sentimentos



DOWNLOAD VIA EASY SHARE
Senha: www.rockcasa.blogspot.com


Gostou ? Então Compartilha !

Deixa de ser egoísta, é só clicar em um dos botões abaixo e ajudar a fazer uma Web Melhor, clika ai !


5 comentários:

mar disse...

Ta de parabens o blog pela postagem do Bide. Uma otima banda, com otimos discos. Muito fera essa banda!

Ana Carolina Klüber disse...

Amei esse post! tava procurando a discografia deles!! *--*

Anonymous disse...

mandarem muitooo bem com esta postagem!

valeu galera!"tem coisas la em casa que eu nem ligo mais pra naum ter q desligar!

Anonymous disse...

Ótimo post! Parabéns

LarissR_ disse...

Perfeitos, minha paixão esta banda.

Postar um comentário

Gostou ? Então comenta aê !

Quem Segue Esta Casa Roqueira

Feeds RSSRSS